Moda de Rock - Discografia


Em 2007, dois violeiros nascidos em 1973 e membros da banda Matuto Moderno, se juntaram para tocar e adaptar clássicos do rock para viola caipira. A ideia inicial de Ricardo Vignini e Zé Helder era mostrar a potencialidade do instrumento para seus alunos e lembrar-se das diversões da adolescência que tinham essa música como trilha sonora.

O lançamento do CD “Moda de Rock & Viola Extrema” em 2011 se tornou um sucesso de mídia, vendas e de shows realizados em diversas regiões do Brasil e nos EUA. Transformando In the Flesh do Pink Floyd em uma singela valsinha, Aces High do Iron Maiden e Master of Puppets do Metallica ganharam uma levada de pagode de viola. Além destas, o CD conta com faixas de Led Zeppelin, Beatles, Jimi Hendrix, Megadeth, Sepultura, Nirvana, Jethro Tull e Ozzy Osbourne executadas apenas com duas violas de forma instrumental. A faixa Aqualung, Jethro Tull, tem a participação do também violeiro Renato Caetano e Kaiowas, Sepultura, tem o palmeado e sapateado de catira de Edson Fontes dos grupos Os Favoritos da Catira e Matuto Moderno.

O CD foi masterizado no Abbey Road Studios em Londres, estúdio que gravou 90% da obra dos Beatles, Pink Floyd, Foo Fighters, Green Day. Produzido por Ricardo Vignini, lançado pelo selo Folguedo, que é exclusivamente dedicado a música de viola “Moda de Rock” tem a distribuição da Tratore.
Para  2012 está programado o lançamedo do primeiro DVD do “Moda de Rock” com as participações de Pepeu Gomes, Kiko Loureiro e Os Favoritos da Catira, as gravações aconteceram nos SESCs Pinheiros e Pompéia. E também a primeira turnê pela Europa.

 
O CD

Viola Extrema é o novo trabalho dos violeiros Ricardo Vignini e Zé Helder, dois dos principais expoentes da nova geração da viola brasilera..
 
O que torna o trabalho de Ricardo e Zé Helder diferente é que ao mesmo tempo que veneram Tião Carreiro, rendem homenagens a suas raízes no Rock’n Roll.

Ambos fazem parte do Matuto Moderno, uma banda que já toca o som caipira raiz com uma pegada rocker: viola com pedais de distorção, slide, teremim, o que puder ser utilizado para dar uma roupagem moderna e pessoal no som.
“Moda de Rock – Viola Extrema” é um resgate de suas origens roqueiras. Foram escolhidas músicas que fizeram parte da trajetória musical dos dois músicos. Uma forma de prestar homenagem aos artistas que os incentivaram a pegar o primeiro violão e dar os primeiros acordes e também para fazer um trabalho novo.
É também uma maneira de apresentar a viola, um dos instrumentos mais importantes da cultura brasileira á roqueiros, através de músicas já conhecidas por todos.


Moda de Rock II

De certa maneira, Ricardo Vignini & Zé Helder formam uma dupla sertaneja. Só que os músicos, diplomados na escola do rock, seguem toada bem diversa da turma do sertanejo universitário. Em Moda de rock II (Folguedo / Tratore), álbum instrumental produzido por Vignini e lançado neste mês de janeiro de 2016 por via independente, a dupla de violeiros inventa mais moda - de (e com) viola, claro - e traz para o mundo caipira outras músicas associadas ao universo do rock. Moda de rock II dá continuidade ao projeto idealizado em 2007 pelos violeiros - ambos egressos do grupo Matuto Moderno - e registrado em disco quatro anos depois com o lançamento de Moda de rock - Viola extrema (Independente, Tratore, 2011). Conduzido pelo toque da viola caipira, Moda de rock II apresenta seleção de repertório que vai de sucessos do Queen (I want to break free - John Deacon, 1984) ao Dire Straits (a balada Why worry - Mark Knopfler, 1985), passando por clássicos das discografias de Iron Maiden (Wasted years - Adam Smith, 1986), Rolling Stones (Paint it black - Mick Jagger e Keith Richards, 1966) e Sepultura (Refuse / Resist - Andreas Kisser, Iggor Cavalera, Max Cavalera e Paulo Xisto Pinto Jr, 1993). O toque virtuoso de Vignini e Helder valoriza o projeto. (Texto:  Site Oficial)
 

 
Discografia
 
Senha dos arquivos: brrock

 
Viola Extrema (2010)
01. Kashimir (Led Zeppelin)
02. Master of Puppets (Metallica)
03.  Norwegian Wood (This Bird Has Flown) (The Beatles)
04. In The Flesh (Pink Floyd)
05. Kaiowas (Sepultura)
06. May This Be Love (The Jimi Hendrix Experience)
07. Aces High (Iron Maiden)
08. Mr. Crowley (Ozzy Osbourne)
09. Smell Like Teen Spirit (Nirvana)
10. Hangar 18 (Megadeth)
11. Aqualung (Jethro Tull)



Moda de Rock II (2016)
01. Refuse/Resist (Sepultura)
02. Why Worry (Dire Straits)
03. Fearless (Pink Floyd)
04. Pant It, Black (The Rolling Stones)
05. I Want to Break Free (Queen)
06. Raining Blood (Slayer)
07. Laguna Sunrise (Black Sabbath)
08. Diary of Madman (Ozzy Osbourne)
09. Thunderstruck (AC/DC)
10. Fade to Black (Metallica)
11. We Want the Airwaves (Ramones)
12. Wasted Years (Iron Maiden)





Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.