Trem Fantasma - Discografia

O Trem Fantasma é um conjunto musical. Apesar de tantos rótulos que surgem por aí, os quatro piás se ouvem como uma banda de rock. "Piás”, porque são do Paraná, terra do pinhão e também do fandango. E por incrível que pareça a sonoridade do Trem carrega um pouco desse estilo musical em algumas composições e ao vivo. A banda leva o que aparece pela frente em questão de influência. Não se prende a nada e nem a ninguém, exceto pelos quatro “mates” de Liverpool (sim, a maior inspiração fica por conta Beatles). O nome da banda dá um sentido de viagem e suas letras expressam um surrealismo introspectivo, assim como situações e emoções do cotidiano, expondo ideias de forma subjetiva. Nos shows a banda proriza muito a espontaneidade e a dinâmica, improvisando naturalmente.

De influências vindas dos pais, capas de revista ou até da coleção de discos jogadas em algum canto da casa, Rayman Juk, Leonardo Montenegro e Yuri Vasselai resolveram unir-se pra fazer música. Depois de algumas jams sessions intermináveis o time estava formado: Rayman, baixista e vocalista principal, Leonardo como guitarrista e backing vocal e Yuri, como baterista. Rayman já havia tocado com Yuri, na banda Happy Jack, e com o Léo, nos Voláteis. Até aí foi fácil, pois as ideias sempre tomavam o mesmo rumo sem sequer citar uma palavra, influência ou gosto. Após ensaios diários no terceiro andar da casa de Leonardo, composições foram aparecendo e por aí apresentações em bares da cidade, afim de conquistar um espaço para o Trem. A viagem começou em 2008, ano no qual realizaram alguns shows no interior do estado e gravaram seu primeiro EP, intitulado “Trem Fantasma”. No final do mesmo ano a banda foi chamada para participar do Festival Psicodália de Carnaval, São Martinho – SC, onde foram a banda de abertura. Em um palco localizado em frente a uma piscina natural os três jovens músicos foram aprovados pelos “malucos” ouvintes do festival, fazendo com que a banda tocasse por mais dois anos consecutivos no festival. Foi dividindo o palco e adquirindo experiência com bandas como Pata de Elefante, Som Nosso de Cada Dia, Terreno Baldio e Mutantes que esse Trem tomou um rumo mais distante e resolveu expandir um pouco mais a sonoridade: a decisão de colocar um novo integrante veio à tona.

Em uma das viagens ao interior do estado, o power-trio acabou conhecendo o guitarrista Marcos Dank. Não demorou muito pra perceberem afinidades musicais e os ideais como banda. Foi no ano de 2010 que, com a ajuda da Fundação Cultural do Paraná, o “novo” Trem gravou seu segundo EP. “Oliver no Planeta do Sol”, produzido por Vadeco Schettini, que tomou grandes proporções, fazendo com que a banda fizesse mais apresentações, inclusive em Teatros: Teatro Guairinha e o Teatro Universitário de Curitiba (TUC), onde a banda usou o espaço para o lançamento do mais recente trabalho.

Na metade 2011, a banda participou do “Curitiba Rock Contest”, festival promovido cervejaria Klein, conquistando o prêmio máximo: um videoclipe. Esse foi o cano de escape para mostrar a mais nova composição em formato visual. Prouzido pela Asteróide Filmes, o clipe de “Nunca Se Sabe”, de 2012, tomou proporção nacional, fazendo com que a banda ingressasse em um outro festival de música em São Paulo, o Som Para Todos realizado pelo site Terra, Banco do Brasil e a gravadora Deck Disk. Depois de levado a voto popular, onde mais de 150 bandas do Brasil participaram, o Trem Fantasma foi um dos três finalistas, concorrendo a uma chance de tocar no Festival Planeta Terra e ter um contrato com a gravadora Deck. No mesmo ano a banda entrou em estúdio novamente para gravar “Casmurro”, seu mais recente single.




 
Discografia

 
Senha dos arquivos: brrock


Trem Fantasma (2010) [EP]
01. Oliver no Planeta do Sol
02. Recaída
03. Guerra Dentro da Gente
04. Nenhuma Pretensão
05. Ao Vivo na Pompéia



Casmurro (2013) [Single]
01. Casmurro



Lapso (2016)
01. Nebulosidade
02. O Silêncio e o Estrondo
03. Lua Alta
04. Tua Nuvem
05. Sobre Viver
06. Dublinense
07. Sem Rumo
08. Pesadelo
09. Antimatéria


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.