Sá & Guarabyra - Discografia


Sá e Guarabyra é uma dupla musical brasileira formada em 1973 pelos compositores e cantores Luís Carlos Pereira de Sá (Rio de Janeiro, 15 de outubro de 1945) e Guttemberg Nery Guarabyra Filho (Barra, Bahia, 20 de novembro de 1947).

O primeiro sucesso de Guttemberg Guarabyra veio em outubro de 1967, quando fica em primeiro lugar no Festival Internacional da Canção com a música Margarida apresentada com o Grupo Manifesto, do qual fazia parte. Já Luiz Carlos Sá teve seu primeiro grande sucesso gravado por Peri Ribeiro em 1966, "GIRAMUNDO". Eram artistas solo até os dois formarem, juntamente com Zé Rodrix (que antes era do grupo Som Imaginário), a banda de rock rural Sá, Rodrix & Guarabyra, que alcançou o sucesso a partir de 1971, gravando dois LPs pela Odeon ? Passado, presente e futuro e Terra ? e se apresentaram, em julho de 1972, em um espetáculo no Teatro Opinião, no Rio de Janeiro, seguido de espetáculos e aparições na televisão. Nessa época, Sá e Guarabyra receberam prêmios de publicidade pelo jingle Só tem amor quem tem amor pra dar, criado para a Pepsi.

Em 1973, Zé Rodrix separou-se do grupo, e então a formação passou a ser Sá & Guarabyra em definitivo. Gravariam ainda pela Odeon os LPs Nunca (1973) e Cadernos de viagem (1975).

A dupla fez grande sucesso nas décadas de 1970 e 80, com as canções Dona e Espanhola (esta última composta com Flávio Venturini, em 1976).

Em 2001 houve o retorno de Zé Rodrix, gerando o primeiro DVD do Trio: "OUTRA VEZ NA ESTRADA" e em 2009 o lançamento do quarto disco reunindo o Trio: "AMANHÃ".


Rock Rural

Rock Rural é um estilo musical criado por Sá, Rodrix e Guarabyra, João Carlos de Lima e J.C. Grein Xavier, na década de 70 do século XX, no Brasil, o rock rural incorporou influências do folk e country anglo-saxônicos ao estilo da toada lusitana, com uma linguagem poética que se refere aos temas do campo, resultando numa musicalidade com ritmo de balada pop.

Num nível mais específico, encontrar-se-á uma variedade de denominações no que se refere às versões urbanas do universo rural no formato de música popular. O rock rural contribuiu para um processo de reavalição da cultura popular, que culminaria mais tarde com o estabelecimento dos valores do mundo rural como algo 'cool', aceito pela população urbana.

Nesse contexto, o rock rural foi um movimento pioneiro. Sem intenção declarada por seus criadores, utilizou a técnica da antropofagia criada por Oswald de Andrade em Manisfesto Antropofágico, parte do Movimento Modernista de 1922, que introduziu o Brasil nos conceitos de vanguarda da produção cultural do Ocidente no início do século XX.

Há 20 anos atrás seria impensável telenovelas de abrangência nacional tratando de temas do mundo rural. A aceitação do universo caipira como uma produção cultural de valor semelhante aos demais estilos estabelecidos e aceitos como identidade nacional é um fenômeno recente e resultado de inúmeras iniciativas. Dentre elas, o trabalho de pesquisa e registro da música caipira (ou sertaneja) levado a cabo por Marcus Pereira tem um valor histórico monumental, semelhante à iniciativa pioneira de Cornélio Pires na década de 20. Porém, essa cultura rural, tendo como vanguarda a música, caipira, de início, sertaneja posteriormente, mesmo tendo um público considerável, permanecia sob o rótulo de 'cultura de segunda categoria'. O falar errado do peão, a gramática por vezes imperfeita em clássicos como Tonico & Tinoco. O próprio sotaque do 'erre' aberto era evitado, trocado pelo 'erre' de garganta ? a porta pronunciada 'porrta', numa clara discriminação do universo caipira ? o falar do Jeca. A não ser que fosse com caráter cômico, como nas obras de Mazzaropi, o universo caipira era uma cultura de segunda classe.

Retornando ao rock rural, outros artistas desenvolveram a tendência incluindo outras sonoridades, como o veterano da Jovem Guarda, Eduardo Araújo. Sua versão do clássico "Barracão de Zinco" mostrava a influência de Joe Cocker no estilo vocal e guitarras que aprenderam a técnica de Jimi Hendrix, ambos imortalizados em Woodstock.

Depois vieram Renato Teixeira, Zé Geraldo, Almir Sater. A mudança de Sérgio Reis, da Jovem Guarda, "Coração de Papel", para o campo sertanejo com "Menino da Porteira", foi um fator relevante nesse processo antropofágico que finalmente estabeleceu o universo rural como algo a ser respeitado pela 'inteligentsia' nacional como um componente indispensável no caldeirão cultural brasileiro, entre outras razões, por sua beleza peculiar.

A presença das guitarras, a explosão sertaneja, a ocidentalização do universo caipira. Esse fenômeno que está em pleno desenvolvimento deveu-se a vários fatores e recebeu a contribuição de uma gama considerável de agentes culturais. Dentre eles, o rock rural, anunciando alto e claro que ser caipira e sertanejo não é pra qualquer peão, tem que ter poeira vermelha no coração, foi e continua sendo ? novos agentes culturais continuam desenvolvendo a tendência ? um marco histórico a ser registrado. (Texto: Letras.com)






Discografia Sá & Guarabyra 


Nunca (1974)
01. As Canções Que Eu Faço
02. Segunda Canção da Estrada
03. Justo Momento
04. São Nicolau
05. Verão Do Cometa
06. Esses Cabides Vazios
07. Nuvens D'água
08. Divina Decadência
09. Voar É Como Passarinho
10. Apreciando A Cidade
11. Terras Do Sul
12. Coisa à Toa



Cadernos de Viagem (1975)
01. Cadernos de Viagem
02. Dança o Atrevido
03. Muchacha
04. Passo-Preto
05. Lá Vem o Bicho
06. Velho Camalião
07. Xote Correntino
08. Roda o Mundo
09. Ondina Poconé
10. Tarzan dos Cromados
11. O Que Você Quiser
12. Mundo Invisível



Pirão de Peixe Com Pimenta (1977)
01. Sobradinho
02. Marimbondo
03. Trem de Pirapora
04. João-Sem-Terra
05. Pirão de Peixe Com Pimenta
06. Coração de Maçã
07. Cinamomo
08. Espanhola
09. Canção dos Piratas
10. Água Corrente



Quatro (1979)
01. Sete Marias
02. Wonder Woman (Falso Inglês)
03. Peixe Voador
04. Polaca Mineira
05. Pássaro
06. Flora Medicinal
07. Vem Queimando A Nave Louca
08. Alucinante Alice
09. Chão de Poeira/Cigarro de Palha
10. Chuva do Campo
11. Baquiá



10 Anos Juntos (1982)
01. Caçador de Mim
02. Espanhola
03. Dona
04. O Jeito de Viver
05. Primeira Canção da Estrada
06. O pó da Estrada
07. Dança o Atrevido
08. O bando na Dança
09. Vem Queimando a Nave Louca
10. Sete Marias
11. Sobradinho



O Paraíso Agora (1984)
01. Capitão da Meia-Noite
02. Cheiro Mineiro de Flor
03. Fogo Caipira
04. A Porta do Farol
05. A Longa Noite
06. Animais Domésticos
07. Quando Provei Teu Doce
08. Minha Companhia
09. Fogo-Pagô
10. Paraíso Agora



Harmonia (1986)
01. Bom Que Dói
02. Dona
03. Roque Santeiro
04. Verdades e Mentiras
05. Lembranças do Futuro
06. Harmonia
07. A Voz do Cantor
08. Penso Demais
09. Me Faça Um Favor
10. Chuva e Sol
11. Tua Casa, Minha Casa



Cartas, Canções e Palavras (1987)
01. Cartas, Canções E Palavras
02. Barqueiro De Vela
03. O Apito Do Vapor
04. Serena
05. Pés Nos Chão
06. Muge O Boi
07. Parar De Correr
08. Rosto De Atriz
09. Tabuleiro
10. Os Meninos Dos Abrolhos
11. Fazer O Céu



Vamos Por Aí (1990)
01. Ziriguidum Tchan
02. Meu Lar É Onde Estão Meus Sapatos
03. Abre Esta Porta
04. Quintininho E Zé Maria
05. Vamos Por Aí
06. Você Se Lembra
07. Atrás Da Poeira
08. Estrela Natureza
09. Quem Saberia Perder
10. Barulhos



Sá & Guarabyra (1994)
01. Duas Vezes Dez
02. Antenas
03. Não te Interessa   
04. Loura Zulu
05. Mais Um
06. Dia Após Dia
07. Maria Terra e Zé Homem
08. Piracema
09. Lá se Vão
10. Frente a Frente



Rio-Bahia (1997)
01. Rio-Bahia
02. Solto na Buraqueira
03. A Estrangeira
04. Bela, Bela
05. No Mundo é Assim
06. Coisa Boa
07. Deus Que Socorrei
08. Bati A Porta
09. O baú de Sofia
10. Vou Levando



Sá e Guarabyra e Orquestra Sinfônica de Americana SP - Ao Vivo (1999)
01. Espanhola
02. Dona
03. Caçador de Mim
04. Sobradinho
05. Lembranças do Futuro
06. A longa Noite
07. Quem Saberia Perder
08. Capitão da Meia-Noite
09. Rio-Bahia
10. Harmonia
11. Desenhos no Jornal
12. Foi Um Vento Que Levou




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