Tribalistas - Discografia


Tribalistas é um trio musical e supergrupo brasileiro de MPB composto por Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Marisa Monte. Tal reunião resultou no primeiro álbum homônimo lançado no Brasil em 2002 pela gravadora Phonomotor Records com distribuição nacional e internacional da EMI e no exterior lançando em 2003. O álbum vendeu mais de 1,5 milhão cópias somente no Brasil. No total, o álbum vendeu mais de 2,1 milhões de cópias. Após 15 anos sem uma reunião, o trio anunciou o segundo álbum, lançado em 25 de Agosto de 2017.

Recebeu cinco indicações para o Grammy Latino em 2003, ganhando um. Algumas faixas do CD/DVD foram remasterizadas e fizeram muito sucesso na Europa.

O curioso é que o trio nunca se apresentou junto e nunca fizeram uma grande turnê, com três raras exceções: Grammy Latino, no DVD Ao Vivo no Estúdio, de Arnaldo Antunes, e a terceira aberta ao público no Sarau do Brown. Marisa Monte é única que cantou várias músicas do grupo na turnê mundial "Universo Particular" e na turnê pelo Brasil "Verdade, Uma Ilusão".

Assim como a formação do grupo, o álbum não surgiu repentinamente. Tudo começou quando Marisa Monte foi gravar uma participação no disco que Arnaldo estava fazendo, produzido por Brown. O grupo ficou junto por uma semana e resolveu fazer algumas músicas, embora não pensassem em gravar um disco juntos.

Para eles, o Tribalistas não era um projeto, era um sonho, um desejo que cada um tinha. Quando o grupo saiu da Bahia já se tinha um repertório que podia ser gravado pelos três juntos. E então, depois de muitas reuniões, decidiram-se por lançar um CD com um DVD incluso.

O nome do grupo veio de uma música composta pelo grupo que recebeu o título de "Tribalistas". Um nome que vem de "tri" (três integrantes), de tribo. A canção foi feita já com esta ideia.

No final de maio de 2013 foi lançada uma nova canção do trio, intitulada "Joga Arroz", em apoio ao casamento entre pessoas do mesmo sexo no Brasil.

Em abril de 2017, uma nota do jornal O Globo informava que, no mês anterior, o trio havia se reunido para compor novas canções.

Em agosto de 2017, o grupo anuncia, quinze anos depois do disco de estreia, um novo álbum de mesmo nome, integrado por dez canções inéditas, disponibilizado em todas as plataformas no dia 25 de agosto junto ao seu respectivo DVD, com cenas dos bastidores e diálogos durante as gravações das faixas presentes no CD..

Tribalistas voltou oficialmente à atividade com o lançamento de quatro singles inéditos: "Diáspora", "Um Só", "Fora da Memória" e "Aliança". (Texto: Wikipédia)
 

Discografia
 
Tribalistas (2002)
01. Carnavália
02. Um a Um
03. Velha Infância
04. Passe em Casa
05. O Amor é Feio
06. É Você
07. Carnalismo
08. Mary Cristo
09. Anjo da Guarda
10. Lá de Longe
11. Pecado é lhe Deixar de Molho
12. Já sei Namorar
13. Tribalistas


Tribalistas (2017)
01. Diáspora
02. Um Só
03. Fora da Memória
04. Aliança
05. Trabalivre
06. Baião do Mundo
07. Ânima
08. Feliz e Saudável
09. Lutar e Vencer
10. Os Peixinhos

5 comentários:

  1. Muito bom o Blog, parabéns, mas ainda falta Moraes Moreira, Paulinho Boca de Cantor, Pepeu, Baby, enfim aquela Bahianada da época de ouro da MPB.

    ResponderExcluir
  2. falta erasmo carlos tbm

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.